Tutoriais (ajuda)

INFO: Tutoriais servem para ajudar algum usuário a fazer alguma coisa, seja com vídeos ou com textos e imagens, eles tem como sua função ensinar e sobretudo ajudar o usuário.


COMO ADICIONAR UMA OU MAIS WADS

Em qualquer parte do jogo é possível adicionar as wads, menos se você estiver em um server que não seja de sua autoria e que você não seja administrador do mesmo. Então o mais recomendável é que você adicione as wads na tela inicial do jogo ou então dentro do seu server... Vamos aos passos :

1- Estando na tela inicial ou em seu servidor, pressiona a tecla que está destacada de vermelho na imagem abaixo :

Após isso ser feito, descerá uma tela verde, esta tela se chama "console", nele podemos escrever códigos que podem definir ações no jogo, como por exemplo adicionar alguma wad.

2- Estando na tela verde, escreva o seguinte entre parenteses : "addfile x.wad", entenda o seguinte, no código aonde tem o "x" é preciso por o nome da wad que você queira adicionar, é preciso que o nome da wad seja idêntico ao nome do arquivo wad, se não o jogo não irá localizar a wad.

3- Veja se funcionou, caso não tenha feito adequadamente irá aparecer a seguinte mensagem : "couldnt load wad file", isso quer dizer que o jogo não conseguiu adicionar a wad ao jogo, os motivos para que isso tenha acontecido podem ser que você não tenha digitado o nome da wad corretamente, ou então não digitou o código corretamente, dê uma olhada novamente no código e tente arruma-lo se estiver diferente..... Outro motivo para que tenha acontecido este erro, pode ser que você não colocou a wad na pasta do jogo, é importante lembrar que a wad tem que estar obrigatoriamente na mesma pasta onde se localiza o arquivo "srb2win.exe".

NOTAS : Depois de adicionar algum wad ou soc, ou então entrar em algum server com wads e socs já adicionados pelo dono do server, irá impedi-lo de entrar em outros servers, mas poderá ainda fazer um server, para que consiga entrar novamente em outros servers, basta sair do jogo e entrar no jogo novamente.

COMO CONFIGURAR O SRB2 DOOM BUILDER

O SRB2 Doom Builder é um programa que possibilita a criação de wads de mapas para o SRB2, nele podemos colocar de tudo que o jogo tem, como inimigos, anéis, caixas, etc...
Mas antes de tudo, é preciso configurar ele para que funcione corretamente... Vamos aos passos :

1- Ao baixar o SRB2 Doom Builder que está disponível neste blog (SRB2 BRASIL), junto com o instalador virá um arquivo chamado "Srb2-20db.cfg", este arquivo é o que possibilita ao programa criar wads para a versão 2.0.X do SRB2, verifique se este arquivo está na mesma pasta do SRB2 Doom Builder, se não tiver, mova-o para a mesma pasta.


2- Após o arquivo "Srb2-20db.cfg" estar na pasta do programa, basta agora localizar o arquivo srb2.srb, que se encontra na pasta do SRB2 (o jogo), abra o programa e na tela inicial clique em "Tools", em seguida clique em "Configuration...".


3- Clique na aba "Files".

4- Na lista em que se aparece, selecione "Sonic Robo Blast 2 v2.0" e clique em "browser".

5- Localize a pasta onde está o seu jogo SRB2, nesta pasta se encontrará o arquivo "srb2.srb", selecione este arquivo e clique em "Abrir".

6- Após ter feito isto, basta clicar em "OK".


7- Agora você está pronto para fazer suas wads para a versão ME do jogo (Mega Edition) que na qual é a 2.0.X, bom, continuando..... ao fazer uma nova wad, aparecerá uma nova janela com as configurações da nova wad, clique em "Sonic Robo Blast v1.09" que está ao lado de "Configuration", após isso apenas escolha a opção "Sonic Robo Blast 2 v2.0" e em seguida clique em "OK".


NOTAS : É recomendável fechar o programa depois de fazer todos estes processos para que o programa salve as configurações, caso aconteça de o programa travar por falta de memória ram ou o processador não aguentar tantas tarefas, o programa pode parar de responder e dificilmente voltará a responder, assim o único jeito será o encerramento forçado do programa e as configurações não serão salvas.