Esta página está destinada á aqueles que querem aprender algumas coisas sobre o jogo SRB2, sendo mais indicadas para jogadores iniciantes. Para informações mais aprofundadas tente o "Manual" |
NOME DO ITEM | A DEFINIÇÃO DO ITEM |
Gametype | O jogo tem vários gametypes, que na verdade significa "modos de jogo", cada mapa tem um modo de jogo definido, para que funcione de forma satisfatória. Os modos existentes no momento da versão mais atual do jogo, são: Coop, Match, Team Match, Race, Classic Race, Tag, Hide & seek, e, Capture the Flag. |
Coop | Coop é um modo de jogo para os jogadores cooperarem entre si mesmos, assim, jogadores de Tails ou com algum personagem que voa podem ajudar a planar outros jogadores, por exemplo. |
Match | Match é um modo de jogo de competição entre os jogadores, consiste em uma batalha simples, de arremesso de anéis e outros ataques especiais. |
Team Match | Team Match é um modo de jogo de competição entre os jogadores, porém estes jogadores ficam divididos em dois times, vermelho ou azul, de resto o modo de jogo é basicamente o mesmo que o Match normal, porém aqui, todos os pontos de cada integrante do time são somados. |
Race | Race é um modo de jogo de competição entre os jogadores, neste modo os jogadores contidos na partida disputam uma corrida para a linha de chegada do mapa, ou então dão voltas para a linha de chegada, quem finalizar o mapa com as voltas pedidas primeiro, vence. |
Classic Race | Classic Race é um modo de jogo de competição entre os jogadores, este modo é praticamente igual ao modo Race, porém quem conseguir a maior quantidade de pontos, vence, quem finaliza o mapa com as voltas pedidas primeiro, soma um ponto, quem consegue a maior quantidade de score, soma outro ponto, quem conseguir mais anéis, soma ainda mais um ponto. |
Tag | Tag é um modo de jogo de competição e cooperação ao mesmo tempo, nele, o primeiro a ser o "pegador" precisa acertar/golpear jogadores livres, quando um jogador livre é acertado ele fica com a marca "IT" em cima da sua cabeça, ou seja, quem estiver com a marca "IT" quer dizer que faz parte dos jogadores que precisam pegar outros jogadores livres, quem ajuda a pegar outros jogadores estão cooperando para pegar, em contrapartida, os que estão livres devem cooperar para continuarem livres até o término do tempo limite do mapa, ou seja, os jogadores livres se ajudam e competem com os jogadores pegadores que também por sua vez se ajudam. |
Hide & Seek | Hide & Seek é um modo de jogo de competição, neste modo, um jogador será eleito aleatoriamente para ser o jogador à procurar os outros jogadores que por sua vez devem se esconder para não serem achados... Os jogadores que podem se esconder tem um tempo limite para achar um lugar á ficar parado em um local, após o término do tempo estes jogadores ficam paralisados. |
Capture the Flag | Capture the Flag é um modo de jogo de competição entre times, os times são divididos em azul ou vermelho, os mapas feitos para esse modo de jogo devem conter uma base para cada time, e em cada base tem as suas devidas bandeiras, o objetivo é capturar a bandeira do time inimigo e leva-la até a sua base, assim um ponto é somado ao score do seu time, por padrão, o time que pegar no total de 5(cinco) bandeiras vence, mas essa quantidade pode ser mudada. |
Wads | Wads são arquivos para "encher" algum jogo que suporta esses arquivos, no caso o SRB2 é um desses jogos. No Sonic Robo Blast 2, um wad pode acrescentar/substituir mapas no jogo e para o jogo, também podem ser adicionadas personagens ao jogo, texturas, sprites, sons, músicas e todos os outros elementos do jogo. |
Wad Packs | Wad Packs são Wads que contém uma grande quantidade de mapas, também podem ser adicionadas personagens, texturas e outros sons, assim como outros elementos do jogo, se tornando quase um Mod, porém sem ser em executável e precisar de um cliente do jogo em comum. |
Cliente de jogo | Um Cliente de Jogo é simplesmente o executável responsável em fazer o jogo funcionar sem precisar de outras aplicações, nele contém linhas de códigos para abrir a engine principal para que se possa abrir todos os demais arquivos necessários para o funcionamento correto do jogo, estes clientes possuem uma característica boa para as versões serem diferenciadas definitivamente entre si, que é a versão definida por caracteres (números e letras, além de pontos). |
Socs | Socs são arquivos para serem modificados/acrescentados comandos para mudar em certos pontos a engine do jogo, por exemplo, um Soc pode fazer os mapas de algum wad ou até mesmo os mapas que já vem no jogo, ficarem com o céu escuro, mudado, ou clima diferente, até mesmo mudar os nomes dos mapas. |
Mods | Mods são arquivos executáveis (softwares/programas), que contém um conjunto de wads e outros arquivos afim de formar um outro tipo de jogo, porém este precisa do cliente principal do jogo para a execução da engine principal. |
Bugs | Bugs são falhas de jogo, ou de algum arquivo que contribui para a falha, porém neste caso deve se dizer que a falha é desse mesmo arquivo e não do jogo em si próprio, diferente dos "Glitchs", os bugs acontecem sem querer por algum evento em algum momento da jogatina, Glitchs são parecido com os Bugs, mas o usuário precisa fazer algum esforço para consegui-lo, portanto não estaremos postando alguma página de Glitchs. |
Console | Console é uma janela de editação de texto, para a inserção de códigos no jogo, mais comum em jogos de tiro, e também aos mais antigos, nesta janela você pode adicionar algum arquivo Wad, Soc, ou executar outros comandos e alguns arquivos de textos. Por padrão é possível abrir o console do SRB2 com a tecla (") que se encontra ao lado esquerdo do número 1(um) do teclado numérico à cima do teclado de letras. |
Launcher | Launchers são arquivos executáveis que possuem a função de abrir um jogo com mais facilidade e mudar algumas configurações com mais praticidade, também podem ser adicionadas Wads, Socs, e outros arquivos, de forma geral, ele serve para facilitar à abrir o jogo de acordo com suas necessidades. |
Nodes | Cada jogador em um servidor contém um número "node", ele serve para caracterizar algum jogador de forma fácil, sendo mais prático para ser acrescentados direitos e também à serem chutados ou banidos de um servidor. |
Servidor | Servidores são sub-canais formulados por canais contidos no Master Server, ou se for sem algum Master Server, apenas um Canal, onde os jogadores podem interagir entre si, cada servidor tem um Endereço IP, que são caracterizados por números e pontos. |